quarta-feira, 1 de julho de 2015

Assédio Moral no Trabalho

Assédio moral no trabalho é caracterizado quando o trabalhador é exposto repetitivamente a situações humilhantes e constrangedoras durante a sua jornada de trabalho e no exercício de suas atribuições.

É importante ressaltar que um ato isolado de humilhação não caracteriza assédio moral, apesar de poder gerar direito a indenização. Para que seja configurado como assédio moral, há algumas características que deverão ser levadas em consideração, como por exemplos, a repetição das agressões verbais e sua ocorrência durante a jornada de trabalho com intuito de humilhar e ofender, a desqualificação das atividades desenvolvidas pelo trabalhador com objetivo de menosprezá-lo.

Essas situações de humilhações podem provocar no trabalhador vítima do assédio moral, diminuição da auto- estima, depressão, crises de ansiedade, desmotivação e até levá-lo a pedi demissão.

O assédio moral no ambiente de trabalho pode ocorrer de duas maneiras: de forma horizontal e de forma vertical. O assédio moral horizontal é caracterizado pelas agressões oriundas dos próprios colegas de trabalhos, dentro de seu próprio nível hierárquico e o assédio moral vertical, ocorre quando um subordinado sofre agressões de seus superiores.

É importante que a vítima de assédio moral junte provas a fim de comprovar as agressões e humilhações sofridas, caso recorra à justiça. As provas podem ser e-mail, bilhetes, memorandos, testemunhas.

Muitos casos de assédio moral ficam impunes na justiça, pois a vítima não consegue comprovar as agressões e humilhações sofridas no ambiente de trabalho.

Envie suas dúvidas para rafaelsouzarachel@gmail.com

Fontes:

A eficácia do Meio de Provas no ambiente de trabalho. http://goo.gl/Djop71
O que é assédio moral. http://goo.gl/Y4gN3


Nenhum comentário:

Postar um comentário