sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Vizinho barulhento comete contravenção, podendo ser punível com prisão simples

Um dos maiores problemas e consequentemente, motivo de conflitos entre vizinhos é o incomodo provocado por excesso de barulho por uma das partes, seja por ouvir músicas em volume alto, seja por causa dos latinos constantes de seus cachorros.

 Diante da correria do dia a dia, estresse e a carga de afazeres, chegar ou estar em casa e se deparar com a barulheira causada pelo vizinho não poderi
a ser mais desagradável.

Muitas pessoas se acham que por está em suas casas, podem fazer o que quiser. Porém, não é bem assim.

De acordo com o artigo 42 da lei das Contravenções Penais, são consideradas contravenções referentes à paz pública, perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheio:
  • Com gritaria ou algazarra;
  • Exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
  • Abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
  • Provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de quem tem a guarda.

A pena de acordo com o referido artigo é de prisão simples, de quinze a três meses, ou multa a ser estabelecida pelo juiz.
É importante esclarecer, a contravenção penal é uma infração penal, um crime simples e que a pena privativa de liberdade é a prisão simples, que é cumprida sem rigor penitenciário, podendo ser em regime semiaberto ou aberta.

Para denunciar um vizinho barulhento, vá até uma delegacia apresentar uma queixa. Se o problema decorrente do barulho excessivo incomodar mais de um vizinho de parede ou perturbe toda vizinhança, considera-se que o meio ambiente está sendo afetado, e sendo assim, o Ministério Público poderá atuar.


Além da lei das Contravenções Penais, a poluição sonora, também, está prevista na lei de crimes ambientais e ainda, é possível encontrar legislação ou normas específicas em diferentes regiões que proíbem o incômodo sonoro, além disso, em muitas cidades há órgãos específicos que atendem a reclamações de barulhos, fiscalizando e aplicando penalidade aos infratores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário